terça-feira, 23 de abril de 2013

Em épocas de crise prepare-se também para as oportunidades - Por Silvia Alambert




Hábito é tudo aquilo que você tem o costume de fazer. Se não faz, é porque não desenvolveu o hábito de fazer. Parece um raciocínio obvio, mas com as mudanças significativas neste mundo globalizado, crise econômica, queda nas bolsas mundiais, as pessoas muitas vezes se sentem como se fossem apenas espectadoras do contexto e não percebem que fazem parte do que está acontecendo. Além disso, não buscam novos comportamentos para tentar entender como uma situação de crise em países distantes pode afetar diretamente suas próprias vidas.

O que percebo ao conversar com as pessoas sobre quais são os seus sentimentos em relação ao atual cenário econômico, é que muitas dizem que não tem ideia de como isso poderá afetá-las e dizem que isso é “coisa de economia” e de quem está perdendo muito dinheiro.

Ressalto que tudo o que acontece em termos de economia no mundo diz respeito a nós e vai nos impactar de alguma forma, seja na elevação do preço dos alimentos, diminuição de vagas de trabalho no mercado, oscilações na taxa básica de juros alterando valores de empréstimos, alimentos e produtos.  

Ao mesmo tempo, nos momentos de dificuldades apontando no horizonte, é quando o cérebro acelera o seu funcionamento para buscar alternativas criativas e com isso superar tais obstáculos. Por isso, é importante que cada brasileiro esteja informado sobre o que acontece na economia mundial, pois ter um plano “B” na manga pode colocar uma pessoa à frente de outras.

Quando as pessoas ouvem falar sobre crise econômica mundial tendem a julgar que alguém vai dar um jeito na bagunça e que logo estará tudo bem. Em um determinado ponto, elas descobrem sozinhas  que  este “alguém” não conseguirá resolver o problema e que elas terão que dar uma mãozinha, porque o seu dinheiro já não compra mais aquela quantidade de alimentos no supermercado, por exemplo. Em momentos como esses recorrem a uma  planilha improvisada para ver como irão fazer para apertar o cinto e percebem  que os seus sonhos terão que ser prorrogados.

Isso acontece, pois, a falta de hábito de ter um planejamento de vida é que leva muitas pessoas a enlouquecerem quando anúncios sobre grandes crises mundiais aparecem o tempo todo em todos os canais de televisão. A sensação que se tem é que é um complô para assustar a todos, mas não. É um sinal de alerta que vamos recebendo, para que sejamos avisados com antecedência de que é preciso se preparar para algum momento financeiro delicado. Os brasileiros precisam entender que esse sinal já foi dado.

As pessoas que ainda não mudaram seus hábitos continuam levando suas vidas como se aquilo fosse um sinal para o “alguém” (aquele que vai ter que dar conta de arrumar a bagunça), não para eles e assim, continuam levando suas vidas com seus hábitos de consumo desenfreados, sem nem sequer pensarem sobre o advento de uma crise financeira.

Além disso, alguns brasileiros já começaram a puxar o freio de mão e a ajustarem seus planejamentos financeiros. Isto significa apenas pensar nas melhores oportunidades para o seu dinheiro, ao invés de gastá-lo em momento de incerteza.

Para as pessoas que ainda mantêm hábitos de consumo exagerados sem medir conseqüências, deixo em aberto as seguintes questões para que reflitam e respondam a si mesmas: Quais são os meus hábitos com o meu dinheiro? Esses hábitos me são úteis ou atrapalham minha vida financeira e qualidade de vida? Qual é a minha “taxa de desconto” caso eu passe por uma situação difícil a qualquer momento? Eu estou preparado ou estou me preparando para as oportunidades que possam surgir na minha vida? Quais os impactos que uma crise financeira mundial traria para a minha vida neste momento? Eu tenho um plano consistente de realização de vida ou vivo em um castelo de areia?

Silvia Alambert
Empresária, educadora financeira, sócia fundadora da The Money Camp Brasil,  empresa com foco na área da educação financeira de crianças e jovens, palestrante e única brasileira licenciada e autorizada pela Creative Wealth™ International para certificar e licenciar educadores através da metodologia de ensino do programa The Money Camp™ no Brasil e em países de idioma português. Ministra cursos de educação financeira “ In Company”,  em escolas e também realiza trabalhos com as famílias. Acesse www.themoneycamp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário