segunda-feira, 8 de abril de 2013

A festa de 15 anos: comemoração ou dor de cabeça? - Por Bernadette Vilhena




15 anos: as grandes comemorações voltaram com força nos últimos anos e as empresas de eventos se esforçam para deixá-las cada vez mais requintadas. A questão que trago é: como as famílias lidam com essa demanda? Existe um planejamento para a realização dessas festas?
O tema gera discussões, assim eu gostaria de dizer que eu não sou contra festas! Meu papel aqui é alertar os pais sobre os perigos do endividamento. Muitas famílias comprometem seu orçamento por meses para realizarem as festas de 15 anos de suas filhas.
A decisão por uma grande festa deve ser familiar e o primeiro ponto a ser discutido é a realidade financeira dos pais. Essa decisão tem sido motivo de muita dor de cabeça... De um lado o desejo da festa e do outro as contas que não fecham. Nesse momento é preciso manter o equilíbrio emocional e colocar o orçamento no papel. Caso concluam que é inviável uma festa pode-se encontrar outras maneiras de tornar essa data especial.
As principais ciladas do endividamento nessas situações são:
  • Falta de planejamento;
  • Pouco tempo para buscar orçamentos em vários lugares;
  • O foco somente no apelo emocional/social que essas festas possuem;
  • Vaidade: querer fazer um evento só para não “ser diferente”, pois todo mundo comemora essa data em grande estilo;
  • Ceder à euforia da data e não pensar no que deverá ser pago depois da festa;
  • Não querer falar com a filha sobre as finanças da família.

As festas de aniversário são ótimas oportunidades para trabalhar a educação financeira com nossos filhos. Falar de dinheiro precisa ser um hábito nas famílias e deve ser iniciado quando seu filho é ainda bem pequeno, assim a decisão por fazer um evento ou não fica bem mais fácil. Nesse contexto de troca familiar a adolescente pode até ficar chateada caso não ganhe uma grande festa, mas compreenderá os motivos dessa decisão com mais facilidade...

Abraço!

Bernadette Vilhena                                                                   
 www.vilhenapedagogiaempresarial.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário