terça-feira, 25 de junho de 2013
Non Ducor, Duco. - Por Silvia Alambert
Nossa língua portuguesa tem suas raízes no latim e, portanto, ao entendermos a origem e o significado das palavras, torna-se mais fácil entendermos o significado que damos às coisas.
Além do mais, quando se trata de dinheiro, é melhor que você o conduza e não o contrário, já que como trocamos o nosso tempo e energia (trabalho) por ele, que pelo menos seja utilizado de forma consciente.
Nós somos conduzidos por diversos fatores internos e externos - até de forma inconsciente - ao consumo: consumimos porque estamos tristes ou porque estamos felizes, consumimos porque necessitamos ou porque só desejamos, consumimos porque está em liquidação ou mesmo quando o objeto de desejo é considerado caro, em fim, fazemos parte de um sistema que nos leva ao consumo e precisamos cuidar para que nossas escolhas financeiras sejam sábias no presente para que possamos garantir o estilo de vida que desejamos viver no futuro.
Dinheiro vem de DENARIUS NUMMUS que nada mais era do que uma moeda (nummus) marcada com um X (dez em algarismo romano) e, portanto, valia “dez asses”, onde asses significava moeda de cobre.
Assim sendo, dinheiro nada mais é do que uma moeda de troca: você troca várias denarius nummus por coisas que você precisa ou apenas deseja.
Já o termo trabalho é originário do latim TRIPALIUM que significa instrumento de tortura. Entenda-se, então, que é aquilo que provoca dor. (Por isso é melhor escolher fazer algo que você ame.)
Consumir vem do latim CONSUMERE que tem como significado desperdiçar, por fim, acabar com, destruir, queimar.
Interessante que a palavra “consumir” passa longe de significar algo positivo, mas mesmo assim soa como algo tão prazeroso aos consumistas de plantão.
Comprar vem do latim COMPARARE.
Não é incrível?
Assim, uma única palavra, originou duas palavras na nossa língua portuguesa e, apesar de darmos significados distintos, ambas significam uma única coisa: COMPARAR.
Da próxima vez que for às compras, então, compare os preços antes de comprar.
Liquidação também é uma derivação de LIQUIDARE, de liquidus, que significa “fluido, líquido”, de liqui, que significa “derreter, escorrer, fluir”.
Liquidação, então, são suas várias denarius nummus originárias de seu tripalium escorrendo pelas mãos quando você vai comparare
Caro, do latim CARUS que significa custoso, dispendioso, mas que também pode significar querido, estimado, prezado.
Prosperar vem do latim PROSPERARE e significa ser bem sucedido, feliz, ditoso e também, florescer, desenvolver-se.
Portanto, e como Aquila non capit muscas (A águia não captura moscas), deixe sua zona de conforto, expanda o seu conhecimento, aja e escolha prosperare.
Não seja conduzido, conduza.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário