quinta-feira, 2 de maio de 2013

Planejamento Financeiro: bem-estar e liberdade financeira para a sua família. Por Arethuza Helena Zero



As pessoas precisam se conscientizar que a falta de um planejamento financeiro pode ocasionar graves problemas, não apenas na vida de um indivíduo, mas, de sua família, assim como, da própria sociedade. Por isso, é fundamental que ocorra a utilização apropriada dos recursos financeiros.
O dinheiro faz parte da vida, não adianta negarmos! Precisamos saber como adquirí-lo e se portar diante dele. Isso quer dizer, precisamos ganhá-lo de forma ética e honesta e usá-lo de forma consciente, para não cairmos nas tentações do consumismo desenfreado.
Além disso, as famílias  precisam saber que através de um planejamento financeiro é possível melhorar consideravelmente a qualidade de vida de todos.
Melhorar a qualidade de vida da família, provavelmente, é o desejo de todos!
Por isso, precisamos tomar decisões de forma consciente, planejando o futuro. Atitudes conscientes contribuirão de maneira significativa para o bem-estar e liberdade financeira de sua família.
O consumismo e a falta de um planejamento financeiro podem causar diversas adversidades na vida de uma família. Mas de quem é a culpa quando uma família percebe que está numa situação financeira desfavorável?
Atualmente assuntos relacionados a finanças têm sido mais comentados. Frequentemente especialistas estão dando dicas, falando do assunto em telejornais e programas de televisão. Mas, nem sempre foi assim…
Por isso, essas informações estão chegando um pouco tarde para muitos adultos, que já se encontram endividados, atolados em carnês e prestações.
Quando eram jovens, provavelmente não contaram com a ajuda de ninguém que os ensinassem a fazer a gestão de seus recursos financeiros. Dessa forma, tornaram-se adultos irresponsáveis diante de suas finanças, dominados pelo consumismo. Muitos se tornaram compradores compulsivos.
Não podemos passar a vida aprendendo através de tentativas e erros, pois as marcas deixadas pela administração errônea do dinheiro, poderão ser duradouras.
Diante disso, mais uma vez destaco o papel fundamental da Educação Financeira na vida das pessoas, desde a infância. É muito importante que os filhos não repitam os erros dos seus pais. Por isso, a importância fundamental na Educação Financeira desde a infância.
Apesar de ser um tema de relevância para a sociedade, a Educação Financeira ainda não recebeu o destaque necessário, tanto no currículo escolar, como nas discussões familiares.

Arethuza Helena Zero

Consultora e Educadora Financeira, realiza estudos na área de Educação Financeira para crianças e adolescentes. É autora da série Os primeiros Passos da Educação Financeira.

www.educafinanceira.com.br
www.facebook.com/EducaFinanceira
www.twitter.com/efinanceira

Nenhum comentário:

Postar um comentário