quinta-feira, 16 de maio de 2013

Cada fim é a semente de um novo começo - Por Silvia Alambert



Estamos próximos à metade do ano novamente e quanto de suas promessas de virada de ano você já realizou em quase 6 meses?

Somos tendenciosos a olhar pouco pelo o que construímos e a sensação de que está tudo passando rápido demais faz com que não observemos sobre como estamos construindo nossos sonhos.

Aliás, o grande motivo do estresse nas pessoas vem da própria ignorância em acreditar que tudo é um caso de emergência e isto inclui a própria vida.
Ao entrar nesse ritmo frenético, você talvez nem perceba quanta coisa você já iniciou ou até mesmo realizou até aqui.

De forma acertada ou não, isto não importa agora. O que importa é que se você não parar agora para rever tudo o que realizou e entender como foi que conseguiu (ou não) realiza-las, você muito provavelmente continuará seguindo com sua vida sem aprender: nem pelos acertos e nem pelos erros cometidos.

Dar-se um tempo e olhar para o seu passado recente é uma forma de aprender, de se autoavaliar para, assim, poder redesenhar o seu momento atual e projetar o seu futuro.
Passado, presente e futuro estão interligados.

O que você tem aprendido ao longo da jornada da sua vida? Em qual nível sua vida está agora? Você traçou algum plano e o seguiu para construir seus sonhos ou está construindo “do jeito que der”? Você deu a devida importância ao que deveria ser dada a devida importância ou desviou a atenção no meio do caminho?

Respondendo a si mesmo a essas perguntas simples, você conseguirá enxergar a forma como está construindo o seu futuro e poderá entender porque a sua vida está exatamente onde ela está hoje e conseguirá visualizar como encontrará o seu futuro. Isso é bom ou é ruim? Responda você mesmo.

Cada fim é a semente de um novo começo e, por isso, é importante que você pare de vez em quando para dar uma “espiadinha” na obra que você está construindo para si próprio.

Consulte a “planta” inicial e veja se você se desviou do plano original. Se sim, pergunte-se “Por que?”. Corrija o erro e continue firme em seu propósito.

É preciso que você esteja certo do resultado que quer ver no final e estes pequenos cuidados lhe assegurarão uma construção sobre alicerces firmes e duradouros.

Se você julga que pode melhorar sua vida em vários aspectos, então, melhore. Não fique cheio de planos na cabeça para os próximos seis meses do ano. Coloque-se em movimento agora.
Não lance sua nova semente ao vento. Plante-a em seu jardim e cuide bem dela, pelo seu bem estar.

Vá lá. O ano de 2013 ainda está em curso.

Silvia Alambert

Educadora financeira, Diretora Executiva da The Money Camp Brasil, programa de educação financeira de crianças, jovens e adultos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário