terça-feira, 23 de julho de 2013

Jovens: futuros candidatos a endividados? Por Arethuza Helena Zero


Atualmente, uma parcela considerável dos jovens possuem dívidas. Quais são as causas das dívidas? As mais diversas! Muitos jovens são imediatistas, impacientes e ansiosos. Dessa forma, na ânsia de realizarem os seus desejos, não conseguem medir as consequências de um consumo exagerado.

Esses jovens precisam acompanhar a turma, a galera, ou seja, precisam estar presentes nas baladas e bares do momento; as suas roupas e seus acessórios, devem acompanhar a tendência, afinal, não podem estar fora de moda. Andar a pé, nem pensar! E quando atenderem o celular, não podem “fazer feio”!
Você sabia que o celular e o carro são os bens que mais levam o consumidor jovem ao endividamento?

O que esses jovens devem esperar de sua vida financeira no futuro?
As atitudes que mencionamos os levarão a um verdadeiro descontrole financeiro. Muitos chegarão no final do mês, sem saber aonde foi parar o dinheiro. Sem contar que, certamente, o salário acabará antes do mês.

Provavelmente, um jovem que se comporta dessa maneira, ainda não ouviu falar em Educação Financeira. Infelizmente, são futuros candidatos a endividados.
A maioria dos jovens não sabe o que fazer com o dinheiro, como gastar, poupar ou investir. Eles não sabem para onde vai o seu dinheiro. A falta de Educação Financeira, os impedem de planejar e estabelecer metas e objetos.
Sabemos que sem disciplina e Educação Financeira, dificilmente os objetivos serão alcançados. Além disso, os jovens sem Educação Financeira, não conseguirão estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazos.

Faça um teste:
Coloque no papel quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazos. Em seguida, estime quanto de dinheiro você precisa guardar e por quanto tempo.
Achou difícil? Quais são as reais condições para você alcançar os objetivos que imaginou?
A partir de agora, antes de consumir algum produto ou serviço, faça a seguinte pergunta: “eu realmente preciso disso nesse momento ou posso esperar mais um pouco?”

Não seja imediatista, comece a pensar a longo prazo.
Tenha uma vida tranquila, tanto no presente quanto no futuro!


Até o próximo!

Arethuza Helena Zero

Consultora e Educadora Financeira, realiza estudos na área de Educação Financeira para crianças e adolescentes. É autora da série “Os primeiros Passos da Educação Financeira”.www.educafinanceira.com.brwww.facebook.com/EducaFinanceirawww.twitter.com/efinanceira

Nenhum comentário:

Postar um comentário