domingo, 13 de outubro de 2013

Informação e disposição para mudar: a receita para o equilíbrio financeiro - Por Mauro Calil


Nos últimos 20 anos, nosso país passou por um grande processo de desenvolvimento. Esse avanço se disseminou em diversas áreas, como tecnologia, serviços, construção civil, infraestrutura, entre muitas outras. Nosso padrão de consumo melhorou, tivemos mais possibilidades de comprar um imóvel ou um automóvel, foi possível viajar mais, aprender mais. Esse desenvolvimento também nos revelou que ainda precisamos aprender como gerenciar nossos recursos, conhecer mais o nosso sistema econômico e aproveitar as vantagens que as aplicações financeiras possam nos oferecer.

Entretanto, diante de inúmeras fontes de informação, ressalto que um curso de educação financeira pode ser uma escolha eficaz, que nos leva a ter conhecimento de como gerir nosso salário e quais os passos para conseguirmos a tão sonhada estabilidade financeira.

Quando procuramos um curso que nos auxilie a alcançar a tranquilidade financeira, temos a oportunidade de identificar porque não conseguimos fazer o salário durar até o fim do mês, porque recorremos a empréstimos, os motivos pelas quais entramos no cheque especial, porque não conseguimos pagar o valor total da fatura do cartão de crédito, entre outras armadilhas.

Muitas vezes, para quem se encontra nesses casos, estabilidade significa apenas sair de todas essas situações e continuar vivendo do seu salário. Mas isso é um risco, porque se conseguimos quitar as dívidas e não temos nenhum aprendizado da situação, ou não modificamos nossos hábitos, possivelmente cometeremos os antigos erros novamente.

Mudar o comportamento é fundamental. Aprender como fazer o dinheiro trabalhar a seu favor e, principalmente, como garantir um rendimento contínuo são os passos iniciais para que se tenha maiores chances do sucesso financeiro.

E costumo observar que quando os alunos estão iniciando algum curso de educação financeira, todos estão na mesma condição. Com muitas dívidas, seja no cartão de crédito ou cheque especial, morando de aluguel, e, invariavelmente, não sabem como administrar essa crise. 

O importante a partir do momento em que decidimos mudar nossa condição financeira é seguir, com a maior fidelidade possível, os métodos que já são conhecidos como bem sucedidos.  

Ressalto que não existe uma fórmula mágica, ou a garantia de que algum curso pode nos livrar das dívidas e garantir bons lucros. O que posso testemunhar, com certeza, é que se tivermos a vontade da mudança, o conhecimento e a orientação adequada, podemos realizar algo novo e diferente. Constantemente observo o progresso dos alunos que procuram os cursos de educação financeira que ministro. Há um passado muito comum entre todos eles: pouca ou nenhuma reserva financeira, má administração do patrimônio pessoal, dívidas e tentativas de empreendedorismo sem muito sucesso.

Mas seguindo bons exemplos, aplicando a técnica aprendida e trocando experiências, todos conseguiram reverter o seu problema financeiro. E o melhor, ainda disseminam o seu conhecimento.

Por isso, meu conselho para quem precisa de ajuda para equilibrar seu orçamento ou sua vida financeira, seja sozinho ou em família, é muito simples: invista o seu tempo em conhecimento e tenha disposição para a mudança.


Mauro Calil é palestrante, educador financeiro, fundador da Academia do Dinheiro, e autor dos livros “Separe uma verba para ser feliz” e “A receita do bolo”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário